domingo, 18 de outubro de 2009

Natureza da Luz

Enquadramento Histórico

Em 1675 Isaac Newton, num de seus artigos, considerou a luz constituída por um conjunto de corpúsculos materiais em movimento, cujas trajectórias seriam rectas.Huygens sugeriu que os fenómenos de propagação da luz seriam mais bem explicados se a luz fosse considerada uma onda.No início do século XIX a teoria de Newton foi definitivamente abandonada, passando-se a considerar a luz como uma propagação ondulatória, graças ao trabalho do inglês Thomas Young. No entanto evidências mais recentes mostram que ao lado das ondas a luz transporta também corpúsculos de energia, chamados fótons, apresentando uma natureza dual (onda-partícula), segundo teoria do francês Louis De Broglie.

Características da Luz

Nos dias de hoje conhecemos então a dualidade onda-particula da luz através de experiências sobre o modo como esta se propaga (onda), e através da forma como esta interage com a matéria(particula).

É também de conhecimento geral que luz é forma de energia e a sua deslocação é realizada através de ondas chamadas electromagnéticas que propagam-se com a velocidade constante (v) com o valor de 3x108 m/s (velocidade da luz). Em decorrência deste fato, sabendo-se a frequência de uma onda electromagnética (f), pode-mos determinar o comprimento de onda (λ) desta radiação, através da seguinte equação: λ = v/f. (ou mesmo caracterizar a frequência caso em caso desta ser a incógnita f = v/λ).



Desenvolvimento deste topico em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dualidade_onda-part%C3%ADcula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda

Sem comentários:

Enviar um comentário