domingo, 18 de outubro de 2009

Apresentação

Olá o meu nome é felis e sou estudante do 1º da licenciatura de design e pós-produção gráfica. Confesso que a primeira vez que olhei para o plano curricular desde curso e vi a cadeira óptica e teoria da cor, questionei-me sobre o enquadramento que esta disciplina teria no meu futuro profissional. Mas após o optimismo e entusiasmo com que o professor descreveu algumas das aplicações práticas desta disciplina bem como a metodologia de avaliação comecei a ver uma luz ao fundo do túnel.


**Curiosidades**
Teoria da cor nos novos softwares edição electrónica

Na minha primeira demanda ao encontro da luz, descobri uma curiosidade interessante. Em 1919 na Bauhaus (Weimar, Alemanha) onde se definiam as primeiras bases no ensino de design e arquitectura moderna, era implementada pela primeira vez a disciplina Teoria da Cor, O instrutor dessa disciplina Johannes Itten revolucionou o estudo das cores aplicado às artes e ao design, ao desenvolver um novo sistema circularam com 12 cores.



Hoje em dia graças aos avanços científicos, o sistema circular desenvolvido Itten encontra-se reproduzido de forma mais sofisticada nos mais variados softwares para design gráfico, seguindo a função para que fora criado, ajudar-nos a melhor compreender conceitos de harmonia e equilíbrio na cor.



Para mais informações consulte as fontes:

Explicação Teórica do sistema circular de 12 cores de Itten
http://www.artsparx.com/colorwheel.asp
Plugin para Adobe baseado na teoria de cor de Itten
http://www.color-wheel-pro.com/color-theory-basics.html
Introdução à livro de Itten The Art of Color que constitui a síntese do curso básico que ministrou na Bauhaus.
http://www.dezignare.com/newsletter/Johannes_Itten.html

Sem comentários:

Enviar um comentário